sábado, 11 de dezembro de 2010

Presente básico

Acho fascinante entender o pensamento das pessoas. A maioria me surpreende! E é disso que mais gosto. Faz uma semana mais ou menos, eu estava conversando com minha madrinha e prima sobre as datas festivas e inclusive, essa prima faz aniversário um dia depois do Natal. A pauta eram os presentes e as festas de fim de ano.

Mas nessa conversa, o que me chamou atenção foram os presentes. Essa minha prima tem tudo que se possa imaginar.

Então imaginem: Um guarda-roupas para nenhuma mulher colocar defeitos, apenas cobiçá-lo. As roupas são organizadas por cor, são centenas de sapatos, um de cada tom, um para cada ocasião, alguns ainda intactos – nunca utilizados. Acessórios, jóias, bijuterias, roupas de festa, de praia, de sair, de ficar em casa, roupas para noite, para o dia, para fazer volume no guarda-roupas. Bolsas, chapéus, lenços, cintos, perfumes, hidratantes para o rosto, outros para o corpo. Maquiagens, livros, fotografias, quadro. Uma
cama de casal espaçosa, fofa e aconchegante.

Como presenteá-la no Natal e no aniversário, que é dia 26 de dezembro? Essa pergunta eu fiz a ela. E então veio a surpresa: Quero uma cesta básica. Como assim prima?

E ela continuou: cada um que me perguntar o que eu quero ganhar este ano, eu vou dizer: uma cesta básica, talvez fraldas. Vou doar aos que precisam.

Achei a ideia mais que genial. E me sensibilizou. Muitos já devem ter tido a mesma ideia e até devem praticar, mas confesso, eu nunca tinha pensado dessa forma. Sempre tem alguma coisa que preciso, que estou namorando na vitrina, alguma peça de desejo. E assim acontece com a maioria das pessoas, que esperam o ano todo para quando enfim chegarem as datas festivas e pedirem o presente que tanto se quer.



Ela tem muita coisa. Mas eu também tenho. Você também tem. O que mais podemos querer? Ah! A gente sempre quer! Mas, podemos pedir, a pelo menos uma pessoa que seja, para que o presente deste ano seja uma cesta básica. Essa atitude pode salvar o Natal de uma família.

Nessa época do ano há tantas campanhas de arrecadação de roupas, alimentos, brinquedos. Participem, façam uma limpeza em suas casas, comecem o novo ano sem as tralhas e entulhos que só fazem volume. Montem a sua própria cesta básica. Coloque nela o que seu bolso permite e presenteie aquele que precisa. Só não deixe de fazer.


Incluam em suas listas de presente: pelo menos um presente básico para fazer alguém necessitado feliz. Passe a ideia adiante.

Um comentário:

Filipe Cruz disse...

Sabe que eu também nunca pensei nisso?! Achei a idéia da tua prima genial. Vou fazer o mesmo e passar a diante.
Parabéns cris por fazer essa idéia ir pra frente, aposto que muita gente que ler esse teu texto, vai pensar o mesmo que tu; e eu!

Grande beijo.