quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Empresas utilizam o Twitter como ferramenta para os negócios


Quem ainda está pensando em abrir uma conta, deve seguir adiante



As mídias sociais, vistas até pouco tempo atrás apenas como uma forma de passatempo, têm conquistado cada vez mais novos públicos e se transformando em uma importante ferramenta para empresários, candidatos a cargos eletivos e meios de comunicação. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen Ibope revelou que 86% dos internautas brasileiros navegam em blogs e redes sociais em busca de informações e para se atualizarem.

As diferentes ferramentas online disponíveis no mercado se mostraram excelentes aliadas de muitas empresas que investiram na rede social. O Twitter, por exemplo, pode ser utilizado como observatório para a empresa acompanhar marcas, produtos e consumidores. Existem os mais ousados, que utilizam a ferramenta para divulgar promoções, novos produtos e serviços, aproveitando ainda para interagir com os consumidores, expandindo a marca e fidelizando os clientes.

O Empório de Cestas e Presentes Le Boss fez um perfil no Twitter com a intenção de atingir o consumidor e segundo a proprietária, Carolina Bossle, o retorno é bastante positivo. “Eu divulgo no Twitter as promoções e novos kits com os nossos produtos e a resposta é imediata. Com o uso da mídia, as vendas cresceram bastante”, revela a proprietária.

Já a empresa Apoio Comunicação, que abrange as áreas de assessoria de imprensa, relações públicas e marketing, aproveita a ferramenta para divulgar os produtos, os clientes e os releases. Segundo Adriana Laffin, sócia da empresa, a mídia traz um retorno positivo. “Nós já tivemos alguns casos de inserção dos nossos clientes em pautas de outros repórteres, por meio da troca de informações, além de usarmos o Twitter para nos manter informados, tanto de nossos parceiros, quanto de nossos concorrentes”, explica. A empresária relembra um episódio recente que recorreu ao Twitter para divulgar uma vaga de emprego. “Foi interessante, pois recebemos diversos currículos”, diz.

A mídia social é restrita à quantidade de informações, pois disponibiliza um espaço de somente 140 caracteres por postagem. Mas isso não é problema, pois os “tuiteiros” seduzem o leitor com poucas palavras, escrevem uma espécie de título da matéria e aproveitam o restante do espaço para divulgar o link, assim, o interessado clica e migra para o site que remete a matéria, podendo ler o conteúdo na íntegra e sem limites de caracteres.

O proprietário da empresa de tecnologia para marketing Ecentiva, Alexandre Cerri utiliza o Twitter como forma de extensão do conteúdo para o site da própria empresa. “Eu escrevo uma chamada e coloco um link que automaticamente vai para o site da minha empresa e o cliente acessa as informações completas”, declara.

Com essa estratégia do leitor migrar para o site da empresa, Cerri consegue medir o grau de interesse dos conteúdos e de informações sobre o próprio serviço, pelo número de acesso ao site. “Eu acredito que as empresas devam apostar na ferramenta de forma que as organizações do conteúdo estejam alinhadas com a cultura e o relacionamento do diálogo com o cliente”, analisa.

Algumas empresas ainda estão se adequando à mídia social. Suelen de Sá, proprietária da Eureka! Publicidade e Propaganda, está estudando a possibilidade de aliar a ferramenta ao próprio negócio. “Tenho planos de utilizar a mídia social para divulgar a minha marca, meu serviço, promoções e aumentar a rede de contatos”, planeja a empresária que ainda não abriu a conta por falta de funcionário que abasteça e dê a atenção necessária à mídia.

Empresa x Consumidor

Também conhecido como micro blog, a recomendação é que o Twitter seja utilizado de forma criativa pelas estratégias de comunicação da empresa, levando em conta o fato que nessa plataforma de comunicação o consumidor acompanha as mensagens do perfil que for do seu interesse. Em outras palavras, todos que seguem determinada empresa estão, tecnicamente, interessados no que ela tem a oferecer, o que ajuda nas ações de divulgação do negócio. Então, quanto mais seguidores a empresa conquistar, consequentemente, mais consumidores estão interessados nas informações que ela transmite.

A publicitária Renata Oliveira entra diariamente no Twitter e fica em média 8 horas por dia acompanhando os seguidores que tem interesse em comum, além de se informar de alguns assuntos como cinema, arte, música, eventos culturais e humor. Renata revela que também participa de algumas promoções que são feitas no Twitter. “Eu já ganhei até um ingresso para assistir ao show do Ney Matogrosso”, conta a publicitária. Ela ainda diz que a ferramenta é um excelente meio de divulgação. “As pessoas consomem muito por indicação. Se tu gostas de um produto, tu indicas e se tu não gostas, tu criticas, por isso, vale a pena investir em boas estratégias de marketing”, analisa.

A bióloga Juliana Zucco utiliza o micro blog para escrever pensamentos, se relacionar com outras pessoas e para se informar. “Normalmente as informações e até mesmo as promoções chegam mais rápido no Twitter do que em qualquer outro lugar. Eu mesma já ganhei ingresso para um show, uma pizza e uma locação de filme”, relembra a tuiteira que revela ficar com o perfil aberto o dia inteiro, todos os dias. A bióloga acredita que a mídia social facilita o contato da empresa com o cliente. “Essa interação faz com que eu me sinta uma cliente especial”, diz.

Para o mercado, uma boa notícia. As empresas que estão pensando em abrir uma conta no Twitter ou criar ações focadas nesse público devem seguir adiante. De acordo com uma pesquisa realizada pela Bullet, agência de marketing promocional, a maioria dos internautas (53,6%) acham interessantes as ações publicitárias por meio da ferramenta. Quase metade dos entrevistados (51%) nunca participou de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse, enquanto 33% já participaram de algum tipo de ação publicitária na rede. Além disso, cerca de 70% dos tuiteiros segue ou já seguiu perfil de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.