segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Clichês ainda emocionam


The Blind Side é o nome do filme americano que traduzido para o português significa O Lado Cego. Mas, como a maioria dos brasileiros têm a mania de não traduzir exatamente o significado dos títulos dos filmes, The Blind Side está nas videolocadoras, traduzido e intitulado como: Um Sonho Possível; e dessa vez, o nome até que caiu bem.

Com um elenco espetacular e baseado em fatos reais o filme é um drama protagonizado pelo ator Quinton Aaron (Michael Oher, o big Mike) e como personagens secundários os atores Tim McGraw, Sandra Bullock e Jae Head. Mike é um garoto fora dos padrões de beleza e padrões de vida. Um negro, alto, obeso, semi-analfabeto, pobre e de família desestruturada, o rapaz de aproximadamente 16 anos tem uma mãe viciada em drogas, um pai que saiu de casa quando Mike ainda era pequeno e irmãos perdidos pelos caminhos da vida.

Uma história bastante clichê e que ainda consegue emocionar. Fiquei os 128 minutos do filme torcendo para que o garoto conseguisse alcançar seus objetivos. E pasme, ele alcançou. Mike ganhou uma bolsa de estudos em uma escola por ter um bom porte físico para jogar futebol americano, mas para poder entrar no time, teria que obter boas notas.

Em meio aos preconceitos e à exclusão dos colegas da escola, big Mike enfrentou dificuldades para aprender e assimilar as disciplinas e até mesmo a entender as regras do futebol americano. O rapaz só possuía as roupas do corpo, sem lugar para dormir, pessoas para conversar e debaixo da chuva num dia frio, Anne Thouhy (Sandra Bullock), mãe de um garotinho que estudara na mesma escola de Mike, ao vê-lo nessas condições, decide levá-lo para a própria casa e emprestar o sofá para Mike dormir.

Mike foi adotado legalmente por essa família que o incentivou a estudar. O rapaz buscou apoio na escola, uma professora particular e as melhoras nas notas apareceram e refletiram diretamente no esporte, que melhorara a cada dia.

A história se desenrola, o garoto alcança a média, consegue jogar futebol, torna-se o melhor do time e, adivinhe? As melhores universidades dos EUA foram atrás deste fenômeno do futebol americano. Michael decide por estudar em Tennessee e a família promete comparecer a todos os jogos.

O garoto negro, alto, obeso, não mais analfabeto, não mais pobre, não mais de família desestruturada, desestrutura os padrões e mostra que Um Sonho é Possível.